Pular para o conteúdo principal

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE BIRIBA

Zairo Aparecido Mendes Silva nascido em 16 de setembro de 1960, na cidade do Prata, estado de Minas Gerais. iniciou na capoeira aos 16 anos em São Paulo com o Mestre Suassuna, vindo a se formar em 26 de julho de 1980 entre os formandos Marcelo Careivinha, Risadinha de Zambi, Falvio Tucano e outros. Mestre Biriba se destacava pela sua rapidez em seus movimentos, sua leveza em floreios e em sua ginga calma e controlada pelo dominio de seu corpo. Mestre Biriba formou diversos professores e mestres de capoeira, entre eles Mestre Mancha e Mestre Beleza, hoje Mestres do GRUPO UNIÃO. Viajou todo o Brasil em busca da capoeira e divulgou para diversos paises do exterior e dos Estados Unidos. Em 1995 Mestre Biriba mudou-se para Botucatu, no interior de São Paulo onde desenvolveu trabalhos com capoeira em academias e na UNESP-Botucatu Universidade do Estado de São Paulo. 27 de janeiro de 1997 foi o dia em que Mestre Biriba partiu pra roda de bamba junto a outros grandes Mestres que de

ORAÇÃO DO CAPOEIRA

Senhor Deus Pai, Mestre dos mestres Criador do céu, da terra e de tudo nele Eu quero nesta hora lhe agradecer Quero nesta roda te louvar Agradeço aos dons que tu me deu Pensar, entender, falar e ser compreendido Tocar e ser sentido, Ouvir e entender Te agradeço todos os ossos, músculos e nervos do meu corpo perfeito Que meu canto seja sempre abençoado A melodia uma forma de oração Que meus instrumentos sejam para ti uma louvação Que meu corpo seja também tua morada Que sintam todos em mim a presença de Deus em toda roda que eu chegar Que minha oração seja por ti abençoada E a capoeira o meu dom para te louvar Obrigado Jesus amem

SISTEMA DE GRADUAÇÃO

SISTEMA DE GRADUAÇÃO O sistema de graduação do GRUPO UNIÃO CAPOEIRA usa somente as cores da Bandeira Nacional Brasileira. Assim cada cor predominante, representa um elemento da natureza, tais como: Verde de nossas matas, o Amarelo do nosso ouro, o Azul do nosso céu e o Branco representando a Paz e a Pureza de nossos Capoeiristas. Graduação infantil até 14 anos, as graduações infantis são representadas em tons claros. VERDE claro VERDE e AMARELO claro AMARELO claro AMARELO e AZUL claro VERDE E AZUL claro AZUL claro A graduação adulta são representadas em tons escuros. VERDE - é a iniciação do aluno, como o nascimento de nossas matas. VERDE e AMARELO - uma transformação entre dois elementos da natureza. AMARELO - onde o aluno começa adquirir conhecimento e a riqueza da capoeira, como a amarelo de nosso ouro. AMARELO e AZUL - é uma fusão importante onde se começa a obter mais responsabilidade e conhecimento com a Capoeira e seus fundamentos. VERDE e AZUL - Aluno G