Pular para o conteúdo principal

SISTEMA DE GRADUAÇÃO

SISTEMA DE GRADUAÇÃO

O sistema de graduação do GRUPO UNIÃO CAPOEIRA usa somente as cores da Bandeira Nacional Brasileira.
Assim cada cor predominante, representa um elemento da natureza, tais como:
Verde de nossas matas, o Amarelo do nosso ouro, o Azul do nosso céu e o Branco representando a Paz e a Pureza de nossos Capoeiristas.

Graduação infantil até 14 anos, as graduações infantis são representadas em tons claros.

VERDE claro
VERDE e AMARELO claro
AMARELO claro
AMARELO e AZUL claro
VERDE E AZUL claro
AZUL claro

A graduação adulta são representadas em tons escuros.

VERDE - é a iniciação do aluno, como o nascimento de nossas matas.

VERDE e AMARELO - uma transformação entre dois elementos da natureza.

AMARELO - onde o aluno começa adquirir conhecimento e a riqueza da capoeira, como a amarelo de nosso ouro.

AMARELO e AZUL - é uma fusão importante onde se começa a obter mais responsabilidade e conhecimento com a Capoeira e seus fundamentos.

VERDE e AZUL - Aluno Graduado, está é uma graduação intermediária, para alunos com um grau mais elevado. Está graduação também é usada para alunos mais experientes que entram para o nosso grupo, até que o Mestre indique sua troca.

AZUL - Instrutor de Capoeira, representando o nosso Céu estrelado, elevando seus conhecimentos e ministrando suas primeiras aulas com a supervisão de seu Mestre.

VERDE, AMARELO e AZUL – Aluno Formado, onde ele começa adquirir uma grande bagagem e mostrar seus conhecimentos nas voltas que o mundo dá.

VERDE, AMARELO, AZUL e BRANCO - Professor de Capoeira, onde ele recebe as cores de nossa Bandeira Nacional e seus elementos naturais. Dependendo unicamente de seus esforços para que seu fundamento e seu grau de conhecimento seja elevado. Após alguns anos apresentando otimo trabalho e carinho pela arte capoeira, ele virá a receber sua graduação de CONTRA MESTRE concebida por seu supervisor.

BRANCO e VERDE - Mestre 1° Grau, com o branco da paz e o verde das matas representando o nascimento de um novo Mestre de Capoeira.

BRANCO e AMARELO - Mestre 2° Grau, se tornando rico em conhecimentos e passando seus ensinamentos atravez da arte capoeira.

BRANCO e AZUL - Mestre 3° Grau, tornando-se mais puro e experiente como Mestre, assim como o branco da pureza e o azul do nosso céu.

BRANCO - Mestre, onde se torna puro e conhecedor de nossa arte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MESTRE BIRIBA

Zairo Aparecido Mendes Silva nascido em 16 de setembro de 1960, na cidade do Prata, estado de Minas Gerais. iniciou na capoeira aos 16 anos em São Paulo com o Mestre Suassuna, vindo a se formar em 26 de julho de 1980 entre os formandos Marcelo Careivinha, Risadinha de Zambi, Falvio Tucano e outros. Mestre Biriba se destacava pela sua rapidez em seus movimentos, sua leveza em floreios e em sua ginga calma e controlada pelo dominio de seu corpo. Mestre Biriba formou diversos professores e mestres de capoeira, entre eles Mestre Mancha e Mestre Beleza, hoje Mestres do GRUPO UNIÃO. Viajou todo o Brasil em busca da capoeira e divulgou para diversos paises do exterior e dos Estados Unidos. Em 1995 Mestre Biriba mudou-se para Botucatu, no interior de São Paulo onde desenvolveu trabalhos com capoeira em academias e na UNESP-Botucatu Universidade do Estado de São Paulo. 27 de janeiro de 1997 foi o dia em que Mestre Biriba partiu pra roda de bamba junto a outros grandes Mestres que de

ORAÇÃO DO CAPOEIRA

Senhor Deus Pai, Mestre dos mestres Criador do céu, da terra e de tudo nele Eu quero nesta hora lhe agradecer Quero nesta roda te louvar Agradeço aos dons que tu me deu Pensar, entender, falar e ser compreendido Tocar e ser sentido, Ouvir e entender Te agradeço todos os ossos, músculos e nervos do meu corpo perfeito Que meu canto seja sempre abençoado A melodia uma forma de oração Que meus instrumentos sejam para ti uma louvação Que meu corpo seja também tua morada Que sintam todos em mim a presença de Deus em toda roda que eu chegar Que minha oração seja por ti abençoada E a capoeira o meu dom para te louvar Obrigado Jesus amem